Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
12

15 Professores Inesquecíveis da Literatura

Hoje, dia 15 de outubro, é comemorado o dia dos professores, e para homenagear aqueles que nos imergiram no mundo das palavras, o Rascunho com Café apresenta 15 professores queridos no mundo literário (sem ordem de importância ou relevância):


1 - Alvo Dumbledore – Harry Potter - professor de Transfiguração e mais tarde nosso querido diretor em Hogwarts. Quem não derramou lágrimas com o final de Alvo?

2 - Severo Snape – Harry Potter - Não queria repetir Harry Potter aqui, mas não mencionar Snape é outra grande injustiça com ele. Nosso Príncipe Mestiço era professor de Poções e sempre almejou ser titular em Defesa contra as Artes das Trevas.


3 - Robert Langdon – Código Da Vinci – Professor de Iconografia religiosa e Simbologia da Universidade de Harvard, é o personagem principal de uma série de livros de Dan Brown. O autor já mencionou que Robert é um alter-ego de si mesmo.


4 - Stephen King – Um dos autores mais vendidos e traduzidos em todo mundo, foi professor de inglês enquanto lutava para ser um escritor reconhecido.

5 - Jane Eyre – Jane Eyre - Charlotte Brontë - Uma das professoras mais sofridas que já vi, tutora da jovem Adele, acaba se apaixonando pelo patrão Edward Rochester.

6 - J.R.R. Tolkien – O escritor foi professor de anglo-saxão (considerado especialista no assunto), inglês e literatura inglesa na Universidade de Oxford. Autor de Senhor dos Anéis, criou uma língua própria apenas para o livro. É conhecido como o "pai da literatura moderna fantástica”.


7 - Malba Tahan - pseudônimo  de Julio César de Melo e Sousa, era professor de matemática no Rio de Janeiro e escreveu os livros “O Homem que calculava” e “Lendas do céu e terra”. São aventuras infanto juvenis que envolvem matemática.

 8 - Ibn Sina - O físico – Noah Gordon -  É um personagem real, foi professor na escola de medicina de Ispahan (ou Ispaã), na Pérsia. O livro ganhou uma versão cinematográfica e o personagem é interpretado por Ben Kingsley.

9 - Gabriel – O inferno de Gabriel – Sylvain Reynard – Gabriel Emerson é um rigoroso professor universitário especialista em Dante, atormentado por um passado. Se apaixona pela sua aluna e esse romance cria um paralelo entre Dante e Beatriz. Uma história bastante sensual.


10 - Nick Dunne – Garota exemplar - Gillian Flynn – Nick quebrou uma regra de professores casados e está muito encrencado nesse livro de suspense que é um sucesso.

11 - Jonny Smith – A hora da zona morta - Stephen King - Jonny Smith é um professor secundário que após um coma de cinco anos desenvolve o poder de prever o futuro.
  
12 - Campos Lara – O Feijão e o Sonho - Orígenes Lessa – Campos Lara é um professor de uma pequena cidade do interior que precisava escolher entre seus sonhos e a necessidade de sustentar a família. Virou novela na Globo.


13 - Emma Morley – Um Dia – David Nicholls – Emma tinha o sonho de se tornar escritora, mas antes de realizar seu desejo escrevendo a série infanto-juvenil “Julie Criscoll”, trabalhou como professora durante anos. No cinema foi interpreta por Anne Hathaway.

14 - Rick Riordan – Antes de se dedicar exclusivamente a escrita e ficar conhecido no mundo todo com autor da série “Percy Jackson”, Rick trabalhou como professor de História e Inglês em escolas públicas nos Estados Unidos.

15 - Indiana Jones – Poucas pessoas sabem, mas um dos professores de Arqueologia mais desejados do cinema, também pode ser encontrado na literatura, em livros como Indiana Jones e o Perigo em Delfos, entre outros.


E vocês? Qual professor escritor/personagem vocês se lembram?

12 comentários:

  1. Olá, Boo Nina, é bom ter gente nova no Rascunho com Café.

    Eu sou professor também, ensino Informática em uma escola municipal, e me sinto lisonjeado com a homenagem.

    Respondendo à sua pergunta. A primeira pessoa que me vem à cabeça quando penso em escritora e professora é Rachel de Queiróz, que era Normalista e chegou a ser professora de Ensino Fundamental. A autora de "O Quinze" foi a primeira mulher eleita pra Academia Brasileira de Letras.

    Já personagem, o frade William de Baskerville (personagem de O Nome da Rosa, de Umberto Ecco) é o meu preferido. Além de investigador, ele era professor do jovem Adso de Melk - na Idade Média não existia escolas como as que conhecemos hoje (só universidades) e os professores eram itinerantes e guiavam os alunos como seus discipulos, parecido com a relação dos mestres Jedis e os Padawans.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a homenagem também!
    Gosto de muitos desses professores!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!
    Adorei a homenagem e os professores que você indicou no post!
    Muitos deles são meus preferidos e queridinhos da literatura! Já outros eu não conhecia, mas gostei... Muito bom!

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conheço nenhum kkk, é muito linda a sua homenagem!

    dá uma olhada na resenha do livro A bandeja que fiz lá no blog
    http://www.byanak.com.br/2014/08/despertar-bandeja-lycia-barros.html

    ResponderExcluir
  5. Sou louca para ler Jane Eyre, parece ser um livro muito bom e histórias de romance assim tende a fascinar-me.
    Abraços,
    Ana Caroline.
    http://pactoliterario.blogspot.com.br
    P.S: Já estou seguindo seu blog! :)

    ResponderExcluir
  6. Amei a ideia e a homenagem :) Sou louca pelos meus professores, sério. E existe mais top que J.R.R Tolkien?!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Alessandro Bruno: Pesquisei Rachel de Queiroz mas não vi que ela era professora, como eu quis fugir um pouco dos livros de literatura brasileira, eu acharia lá O ateneu Raul Pompeia, A normalista Adolfo Caminha. tem um conto do Machado de Assis. Coloquei os mais POP.

    Ana Caroline: Jane Eyre é um romance maravilho, aquele filme recente não faz jus ao livro.

    Clara: Vc viu o autor do Percy Jackson, agora entendemos pq sua escola mitológica é tão legal, ele realmente entende do assunto "escola"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, ela foi professora substituta de História na mesma escola em que se formou Normalista, ou seja, professora.

      http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=231:rachel-de-queiroz&catid=52:letra-r&Itemid=1

      Excluir
  8. Olá, obrigado pela visita e comentário lá no Doces.
    Uma linda homenagem que você fez aos professores.
    Conheço e gosto de vários que você citou, e tenho boas lembranças de alguns professores que tive.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana a homenagem aos professores, citando nomes de autores e personagens da literatura! Gosto muito do professor Gabriel da trilogia de Sylvain Reynard. E J.R.R Tolkien é o top dos top's. Outros conheço, mas não sabia que foram professores. Enfim, muito legal mesmo. Valeu, Boo Nina. E parabéns a todos os professores!

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua lista *--*
    Principalmente os primeiros,rsrsrs :)
    http://muchdreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...