Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
2

Criança 44: Uma grata surpresa


Autor: Tom Rob Smith
Editora no Brasil: Record
Ano: 2008
Páginas: 434

SINOPSE: Tom Rob Smith leva o leitor à opressora Rússia de Stalin. Quando o corpo de um menino é encontrado sobre os trilhos de uma ferrovia, o agente Liev Demidov se surpreende ao saber que a família do garoto está convencida de que se trata de assassinato. Os superiores do oficial lhe dão ordens de ignorar o assunto, mas ele está determinado a encontrar a verdade por trás do terrível crime. 
Um crime, um protagonista confuso e um sistema que nega a existência de assassinatos, esse é o mote do maravilhoso “Criança 44”.


Em seu romance de estreia Tom Rob Smith, merecidamente, levou o prêmio como melhor “thriller” de 2008 pela Associação Crime Writer's. A obra é fantástica, comovente e de um realismo impressionante, é preciso ter cuidado com essa leitura, para não se envolver emocionalmente, porque as cenas descritas ali são muito angustiantes.

Tom escreve com períodos curtos, mas longe de ser simples, sua descrição flui, o autor consegue descrever bem a pobreza e a dificuldade de se viver na Rússia stalinista. Seus personagens não são superficiais, é possível perceber o amadurecimento do personagem Liev e de seu casamento no decorrer da trama, percebemos que ele não é um vilão e sim um idealista. Na visão dele, descobrimos como tudo em que acreditava era uma mentira.

O mistério é muito bem elaborado e plausível, porém os sufocos pelos quais o protagonista passa são um pouco fora da realidade, ele é quase um “super homem” apesar de no começo do livro ser viciado em anfetaminas. Um homem comum certamente não passaria por tudo o que aconteceu com ele e sairia vivo, porém esse detalhe não interfere na boa qualidade da obra.

thriller tem adaptação cinematográfica, com estreia prevista para abril de 2015, com os papeis de Tom Hardy (Liev), Noomi Rapace (Raisa) e Gary Oldman como General Mikhail Nesterov.

Raisa e Liev


 “Criança 44” tem dois livros como continuação e ambos podem ser lidos independentes, mas claro, que se você é fã de livros de mistério, como eu, certamente vai querer retornar a Rússia de Liev. 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boo Nina,
    Não conhecia o livro.. bom saber que vai ter estreia para cinema!!
    Eu gosto de mistério, e bem elaborado então rs
    beijos
    conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...